RPEM-2024

Número Atual

Vol. 1 N.º 150 (2024): Revista Portuguesa de Educação Musical
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Quando este momento chega, nunca me canso de sentir, bem como referir, a grande satisfação em ter mais um número publicado da Revista Portuguesa de Educação Musical: o número 150 de 2024[1]. Como referi recentemente (Lopes, 2023: 13), “...ao longo dos cerca de 5.000 anos da chamada cultura Ocidental, tendemos a organizar o binómio teoria/prática com uma direcionalidade de teoria para a prática - i.e. em que a prática reproduz leis preexistentes. Apresentado de outro modo, por vezes poder-se-á até pensar que se ‘inventa uma teoria e colocam-se essas ideias em prática’; ou mesmo ainda, e numa perspetiva mais redutora, uns que ‘pensam’ e outros que ‘fazem’”. Na contemporaneidade, tendemos a assumir uma progressista e necessária multidireccionalidade na educação (musical) no que concerne ao conhecimento teórico e prático – em que a prática e a observação também informam a teoria. Deste modo, o número 150 da RPEM agrega particularmente um conjunto de artigos que fazem excelentes interfaces entre o saber teórico-prático e prático-teórico. Com inspiração na temática do XVIII Encontro da APEM “A Arte de Selecionar Repertório”, os autores incluídos neste número encontraram ‘nas músicas’ o melhor contexto para abordar teoria e prática como um todo e indissociável par.

Diretor da RPEM

Eduardo Lopes

[1] Os autores de cada artigo são responsáveis na íntegra pelo seu conteúdo, bem como por quaisquer direitos de autor ou conexos devidos pela reprodução de figuras, imagens ou outros materiais usados.

 

Publicado: 2025-01-09
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A Revista Portuguesa de Educação Musical abre anualmente chamada para artigos no âmbito da música e da educação, a todos os educadores, investigadores e profissionais.

Os artigos poderão abordar temáticas das grandes áreas da Educação e Musicologia com interesse genérico para a Educação Musical, podendo incidir sobre:

  • Projetos de investigação em curso ou terminados,
  • Relatos reflexivos sobre práticas inovadoras e significativas nos seus contextos específicos,
  • Ensaios críticos.

A chamada para artigos para o número 150, nº 2024 está aberta em fluxo contínuo.

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Atentamente,

A direção da Revista Portuguesa de Educação Musical