Questionário breve de avaliação da experiência com a música: Contributos para a Validação Portuguesa
Versão Portuguesa do Questionário breve de avaliação da experiência com a música
DOI:
https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.23Palavras-chave:
Experiência com a Música; Instrumentos; Saúde MentalResumo
No contexto português, a avaliação da experiência com a música tem sido uma área de crescente interesse, no entanto, a falta de instrumentos específicos adequados à cultura e idioma ainda é evidente. Este estudo tem como objetivo principal traduzir, adaptar e validar para a população portuguesa o Brief Music Experience Questionnaire (BMEQ). A amostra é constituída por 369 adultos sendo 64,5% homens e 35,5% mulheres, com idades entre os 18 e 67 anos, com média de 34 anos. Foram utilizados para a recolha de dados a versão portuguesa do BMEQ, a Escala Continuum de Saúde Mental e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. A versão traduzida e adaptada do BMEQ demonstrou boas propriedades psicométricas, em termos de sensibilidade e fidelidade. A análise de componentes principais revelou a existência de 6 fatores, interpretadas nas subescalas: compromisso com a música; aptidão musical inovadora; conexão social; reação emocional; efeito psicoativo positivo; reação comportamental à música, que explicam cerca de 60% da variância do instrumento. Foram encontrados bons resultados também em termos de validade interna e externa, indicando que este se apresenta como um instrumento válido para avaliar a experiência subjetiva individual com a música, seja para investigadores ou professores no contexto nacional.
Referências
Damásio, B. (2012). Uso da Análise Fatorial Exploratória em Psicologia. Rev. Avaliação Psicológica. 11 (2). 213-228.
Davis, W. B., & Thaut, M. H. (2018). The impact of music on emotions and psychophysiology. In Music and the brain (pp. 153-184). Academic Press. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-809324-5.00007-5
Adaptation of the Mental Health Continuum-Short Form for Adult Population. Community Mental Health Journal, 56(2), 368-375, DOI 10.1007/s10597-019-00484-8
Hambleton, R. K., Merenda, P. F., & Spielberger, C. D. (Eds.). (2005). Adapting Educational and Psychological Tests for Cross-Cultural Assessment. Lawrence Erlbaum Associates.
Johnson, L., et al. (2020). The emotional impact of music: Empirical findings and theoretical implications. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 14(3), 309-321. https://doi.org/10.1037/aca0000243
Juslin, P. N., & Laukka, P. (2004). Expression, perception, and induction of musical emotions: A review and a questionnaire study of everyday listening. Journal of New Music Research, 33(3), 217-238.
Juslin, P. N., & Sloboda, J. A. (Eds.). (2010). Handbook of Music and Emotion: Theory, Research, Applications. Oxford University Press.
Lee, Y. H., & Hung, D. L. (2021). The role of music in social bonding: A review and theoretical framework. Frontiers in Psychology, 12, 645789. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.645789
North, A. C., & Hargreaves, D. J. (2008). The Social and Applied Psychology of Music. Oxford University Press.
Pais-Ribeiro, J., Honrado, A., & Leal, I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de ansiedade, depressão e stress (eads) de 21 itens de lovibond e lovibond. Psicologia, Saúde & Doenças, 5 (2), 229-239.
Rentfrow, P. J., & Gosling, S. D. (2003). The do re mi's of everyday life: The structure and personality correlates of music preferences. Journal of Personality and Social Psychology, 84(6), 1236-1256.
Ribeiro, J. (2010). Investigação e Avaliação em Psicologia e Saúde. 2ª Edição. Lisboa: Placebo Editora.
Schäfer, T., Sedlmeier, P., Stadtler, C., & Huron, D. (2013). The psychological functions of music listening. Frontiers in Psychology, 4, 511. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00511
Smith, J., et al. (2017). Music and emotional well-being: Investigating the impact of music therapy in psychiatric hospitals. Journal of Music Therapy, 54(2), 234-256. https://doi.org/10.1093/jmt/thx011
Thayer, R. E., Newman, J. R., & McClain, T. M. (1994). Self-regulation of mood: Strategies for changing a bad mood, raising energy, and reducing tension. Journal of Personality and Social Psychology, 67(5), 910-925.
Werner, P., Swope, A., & Heide, F. (2006). The Music Experience Questionnaire: Development and Correlates. The Journal of Psychology, 140, 329-345. https://doi.org/10.3200/JRLP.140.4.329-345

Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Educação Musical

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
This work is licensed under Attribution-NonCommercial 4.0 International