Universos musicais: é tempo de agir
DOI:
https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.29Palavras-chave:
repertórios; media; pedagogos; escolas; práticas musicaisResumo
Nesta Conferência de Abertura do XVIII Encontro Nacional da APEM, “Música na Educação: A arte de selecionar repertório”, realizada on-line a 23 de outubro de 2024, sublinhou-se a diversidade e a riqueza de intervenção artística e educativa existente atualmente em Portugal. Apresentaram-se exemplos de escolas especializadas em diferentes tipos de música, como a música erudita, o jazz, as músicas tradicionais, a pop ou o rock, por exemplo; diversos tipos de agrupamentos musicais, como orquestras, bandas filarmónicas, coros, tunas e combos, entre outros; alguns programas e iniciativas de entidades públicas e privadas e exemplos emblemáticos de instituições culturais com projetos educativos consolidados. Não esquecendo o papel fundamental dos repertórios nas aprendizagens, sublinhou-se a importância da qualidade de ensino e do envolvimento de crianças e jovens nas práticas musicais de qualquer género musical, e a importância de conhecer/cantar/tocar “outras músicas” não só como um meio para desenvolver capacidades e adquirir novas competências, mas como uma forma eficaz de conhecer/apreciar/respeitar “os outros” e as suas culturas. Em foco o desenvolvimento musical, cultural e social, mas também a construção de caminhos para a fraternidade entre os povos.
Referências
Academia de Música da Maia
https://www.academiademusicadamaia.com/
Associação Cultural O Fado
sites.google.com/view/acof-associaoculturalofado
Associação Portuguesa de Educação Musical. (2024). XVIII Encontro Nacional da APEM. Sinopse.
https://www.apem.org.pt/encontros/encontro-nacional/xviii-encontro-apem-2024/
Companhia de Música Teatral
https://musicateatral.com/sobre-a-cmt/
Concertos para bebés
https://www.concertosparabebes.com/
Cruz, C. B. (1998). Sobre Kodály e o seu Conceito de Educação Musical. Boletim da APEM, 98, 3-9.
https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1458
Escola de Fado da Casa da Cultura e Bem-estar da Freguesia da Ajuda
https://www.jf-ajuda.pt/autarquia/infraestruturas/7
Escola de Fado da Mouraria
https://lifecooler.com/artigo/atividades/escola-de-fado-da-mouraria/437774
Escola de Fado de Coimbra
escoladefado.pt
Escola de Fado de S. Vicente
escolafadosv.pt
Escola de Música do Fado ao Centro
escoladefado.com
Escola de Música Tradicional Alentejana
Escola de Música Tradicional Cardo-Amarelo
https://www.projectocardo.pt/cardo-amarelo
https://www.projectocardo.pt/buzios-em-terra-seca
Orquestra Típica de Águeda
Orquestra sem Fronteiras
RAP Nova Escola
Rockschool Portugal
Skoola - Academia de Música Urbana
SOND’ART
https://sondart.pt/curso-profissional-de-musica-tradicional/
Tocá Rufar. Projecto de Percussão
Visão. (2024). As preferências e as tendências emergentes detectadas pelo Spotify em Portugal em 9
pontos fundamentais. https://visao.pt/atualidade/sociedade/2024-01-08-as-preferencias-e-as-tendencias-emergentes-detetadas-pelo-spotify-em-portugal-em-9-pontos-fundamentais/

Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Educação Musical

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
This work is licensed under Attribution-NonCommercial 4.0 International