Universos musicais: é tempo de agir

Autores

  • Cristina Brito da Cruz ESML

DOI:

https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.29

Palavras-chave:

repertórios; media; pedagogos; escolas; práticas musicais

Resumo

Nesta Conferência de Abertura do XVIII Encontro Nacional da APEM, “Música na Educação: A arte de selecionar repertório”, realizada on-line a 23 de outubro de 2024, sublinhou-se a diversidade e a riqueza de intervenção artística e educativa existente atualmente em Portugal. Apresentaram-se exemplos de escolas especializadas em diferentes tipos de música, como a música erudita, o jazz, as músicas tradicionais, a pop ou o rock, por exemplo; diversos tipos de agrupamentos musicais, como orquestras, bandas filarmónicas, coros, tunas e combos, entre outros; alguns programas e iniciativas de entidades públicas e privadas e exemplos emblemáticos de instituições culturais com projetos educativos consolidados. Não esquecendo o papel fundamental dos repertórios nas aprendizagens, sublinhou-se a importância da qualidade de ensino e do envolvimento de crianças e jovens nas práticas musicais de qualquer género musical, e a importância de conhecer/cantar/tocar “outras músicas” não só como um meio para desenvolver capacidades e adquirir novas competências, mas como uma forma eficaz de conhecer/apreciar/respeitar “os outros” e as suas culturas. Em foco o desenvolvimento musical, cultural e social, mas também a construção de caminhos para a fraternidade entre os povos.

Referências

Academia de Música da Maia

https://www.academiademusicadamaia.com/

Associação Cultural O Fado

sites.google.com/view/acof-associaoculturalofado

Associação Portuguesa de Educação Musical. (2024). XVIII Encontro Nacional da APEM. Sinopse.

https://www.apem.org.pt/encontros/encontro-nacional/xviii-encontro-apem-2024/

Companhia de Música Teatral

https://musicateatral.com/sobre-a-cmt/

Concertos para bebés

https://www.concertosparabebes.com/

Cruz, C. B. (1998). Sobre Kodály e o seu Conceito de Educação Musical. Boletim da APEM, 98, 3-9.

https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1458

Escola de Fado da Casa da Cultura e Bem-estar da Freguesia da Ajuda

https://www.jf-ajuda.pt/autarquia/infraestruturas/7

Escola de Fado da Mouraria

https://lifecooler.com/artigo/atividades/escola-de-fado-da-mouraria/437774

Escola de Fado de Coimbra

escoladefado.pt

Escola de Fado de S. Vicente

escolafadosv.pt

Escola de Música do Fado ao Centro

escoladefado.com

Escola de Música Tradicional Alentejana

https://emtalentejana.com/

Escola de Música Tradicional Cardo-Amarelo

https://www.projectocardo.pt/cardo-amarelo

https://www.projectocardo.pt/buzios-em-terra-seca

Orquestra Típica de Águeda

https://www.otagueda.pt/

Orquestra sem Fronteiras

https://osf.pt/

RAP Nova Escola

https://rapnovaescola.pt/

Rockschool Portugal

https://rsportugal.pt/

Skoola - Academia de Música Urbana

https://www.skoola.pt/

SOND’ART

https://sondart.pt/curso-profissional-de-musica-tradicional/

Tocá Rufar. Projecto de Percussão

https://www.tocarufar.com/

Visão. (2024). As preferências e as tendências emergentes detectadas pelo Spotify em Portugal em 9

pontos fundamentais. https://visao.pt/atualidade/sociedade/2024-01-08-as-preferencias-e-as-tendencias-emergentes-detetadas-pelo-spotify-em-portugal-em-9-pontos-fundamentais/

Revista Portuguesa de Educação Musical

Downloads

Publicado

2025-01-09