Obras para a infância de Eurico Thomaz de Lima (1908-1989): um repertório de excelência na aprendizagem musical. O exemplo de Chula do Douro (1948)
DOI:
https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.33Palavras-chave:
repertórios; media; pedagogos; escolas; práticas musicaisResumo
Eurico Thomaz de Lima (1908-1989), figura relevante no panorama da história da música em Portugal do século XX, foi pianista, compositor e pedagogo. As suas obras dedicadas às crianças possuem um valor estético e pedagógico inegável. Este artigo discute a fruição e prática musical na aula de Formação Musical, partindo do seu repertório para a infância, em particular, Chula do Douro (1948) para piano a quatro mãos, publicada em 2002 pela Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) na separata da Revista de Educação Musical n.º 113-114. No projeto didático propõe-se (.) uma compreensão da obra musical e do seu contexto histórico, social e cultural; (.) uma cultura de aprendizagem interdisciplinar; (.) um ensino centrado no estudante; (.) a compreensão do funcionamento de uma estrutura, de um estilo, de um código musical (.) e a aquisição de destrezas de execução.
Referências
Alves, S. (2016). A Música Tradicional Portuguesa na Formação Musical: vantagens e desvantagens de um repertório esquecido. [Relatório de Estágio]. Instituto Politécnico do Porto. http://hdl.handle.net/10400.22/9135
Branco, J. de F. (2005). História da Música Portuguesa (4.ª ed.). Publicações Europa-América.
Carneiro, H. (2022). A génese e a identidade da disciplina de Formação Musical nas escolas públicas portuguesas de ensino especializado da música. [Tese de Doutoramento].
Cascudo, T. (2000). A década da invenção de Portugal na música erudita (1890-1899). Revista Portuguesa de Musicologia, (10), 181-226.
Castelo-Branco, S. & Cidra, R. (2010). Folclore. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 875-878). Círculo de Leitores.
Castelo-Branco, S. & Pestana, M. (2010). Folclore. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 507-508). Círculo de Leitores.
Castelo-Branco, S. (2010). Música Tradicional. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 887-895). Círculo de Leitores.
Castro, P. F. (2023). Patriotic, Nationalist, or Republican? The Portuguese National Antehm. In M. Machin-Autenrieth et al. (Ed.), Music and the Making of Portugal and Spain: Nationalism and Identity Politics in the Iberian Peninsula. University of Illinois Press.
Costa, S. (2001). Vianna da Motta: Piano Music [CD Áudio]. Sequeira Costa [piano]. Marco-Polo.
Dantas, V. (2020). Poetic Scenes: Works for Piano [CD Áudio]. Vasco Dantas [piano]. Ars Produktion.
Ferreira, M. P. (2005). Dez Compositores Portugueses. Publicações Dom Quixote.
Gonçalves, C. & Lessa, E. (2002). Chula do Douro – Eurico Thomaz de Lima. Revista de Educação Musical, (113-114) [Separata].
Gonçalves, C. (2005). Obras para a Infância de Eurico Thomaz de Lima: Os Duetos para Piano. [Dissertação de Mestrado]. Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/5636
Lessa, E. (2012). Música e expressão ideológica: A obra Buchenwald para solo de Eurico Tomás de Lima (1908-1989). In M. do R. Santos & E. Lessa (Eds.), Música Discurso Poder (pp. 57-66). Edições Humus/CEHUM.
_______ (2022). Texto para Booklet. Eurico Thomaz de Lima: Duetos – Gradual [CD Áudio]. Luís Pipa [piano]. Tradisom.
_______ (2024, 23 de março). Não há solução porque não há problema. Performance na aula de Formação Musical? [Comunicação]. II Jornadas de Formação Musical, Universidade do Minho, Braga.
Lourenço, S. (2016). Portuguese Piano Music [CD Áudio]. Sofia Lourenço [piano]. Naxos.
Moura, A. (2010). CHULA. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 286-287). Círculo de Leitores.
Paynter, J. & Aston, P. (1970). Sound and Silence: Classroom Projects in Creative Music. Cambridge University Press.
Pinto, R. M. (2023). Seis quadros de uma Madeira cosmopolita e rural: a Ilha do Paraíso de Eurico Thomaz de Lima. Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos, 37 (1), 3-27. https://doi.org/10.21814/diacritica.37.1
Pipa, L. (2022). Eurico Thomaz de Lima: Duetos – Gradual [CD Áudio]. Luís Pipa [piano]. Tradisom.
Royal Liverpool Philharmonic Orchestra (2015). Vianna da Motta: À Pátria – Sinfonia [CD Áudio]. Frederico de Freitas [arranjo]. NAXOS.
Trindade, M. H. (1998). José Vianna da Motta: 50 Anos depois da sua morte 1948-1998. Instituto Português de Museus, Museu da Música.
Wuytack, J. (1985). Curso Intensivo de Pedagogia Musical – 1.º Grau. Escola Superior de Educação do Porto.
Fontes Documentais:
“Entrevistando Eurico Thomaz de Lima” (1947, 3 de fevereiro). Diário do Minho.
Coelho, E. C. (1971, 10 de julho). Campos Coelho apresenta os seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.
Coelho, E. C. (1971, 4 de maio). [Carta para Eurico Thomaz de Lima]. Espólio de Eurico Thomaz de Lima, Universidade do Minho.
Coelho, E. C. (1973, 14 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.
Coelho, E. C. (1976, 3 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.
Coelho, E. C. (1981, 8 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.
Coelho, E. C. (1983, 6 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.
Lima, E. T. de (1948). Chula do Douro para piano a 4 mãos [Manuscrito musical autógrafo]. Espólio de Eurico Thomaz de Lima, Universidade do Minho.
Pinto, A. (1932, 5 de novembro). Música: Eurico Thomaz de Lima. Jornal do Comércio e das Colónias.
Salão de Festas do Teatro Jordão. (1948, 7 de junho). Audição das Discípulas de Eurico Thomaz de Lima [Programa-convite]. Guimarães, Portugal.

Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Educação Musical

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
This work is licensed under Attribution-NonCommercial 4.0 International