Diversidade cultural em contexto educativo
Canções e danças populares angolanas de Hermínio Nascimento e Eurico Thomaz de Lima
DOI:
https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.38Palavras-chave:
repertório para a infância, pedagogia, fruição, prática musicalResumo
O estudo defende a ideia que uma formação musical multicultural desenvolve nos jovens músicos a capacidade de vivenciar experiências únicas em torno de múltiplas culturas, podendo contribuir para uma cultura de paz, de respeito por todos e de criação de laços de solidariedade. Com base em Doze Canções da Lunda de Hermínio Nascimento (1870-1972) que nos anos 50 e até ao fim da sua vida se dedicou à investigação etnográfica da Lunda, integrando os projetos culturais da Companhia de Diamantes de Angola, e Danças Negras, Danças de Angola para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908-1989), pianista, compositor e pedagogo, discípulo de Hermínio do Nascimento em Composição na década de 20 no Conservatório Nacional identificam-se conteúdos e elencam-se atividades pedagógicas que servem o duplo propósito de aprendizagem musical e preservação da memória da presença da cultura dos países africanos de expressão portuguesa na música erudita portuguesa.
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