Escolas especializadas de música da rede pública e da rede particular e cooperativa em Portugal

Panorama atual

Autores

  • Helena Almeida e Silva Sócio
  • Maria Helena Vieira CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança

DOI:

https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.39

Palavras-chave:

Ensino Especializado de Música (EAE), Escolas Públicas de Música, Escolas Particulares e Cooperativas de Música, Escolas Profissionais de Música, Regimes de frequência dos alunos

Resumo

Em 189 anos, desde a criação do Conservatório Nacional (1835), o número de escolas de música do ensino artístico especializado (EAE) público foi aumentando muito lentamente, até 12 escolas em 2024. A Academia dos Amadores de Música (1884) foi o primeiro grande marco do ensino musical privado em Portugal, tendo a rede particular e cooperativa evoluído paralelamente à pública, até ser hoje cerca de doze vezes maior. Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI a oferta de EAE de música foi-se tornando mais complexa com o aparecimento: do regime de frequência articulado (1983); das escolas profissionais de música (1989); de cursos profissionais em escolas do EAE (2000); e de cursos especializados e cursos profissionais autónomos nos Agrupamentos de Escolas (a partir de 2010). Atualmente mantém-se um grande desequilíbrio na oferta de EAE de música (23 escolas com oferta pública diversificada e 140 escolas com ofertas privadas) apesar do crescimento de protocolos do ensino articulado com escolas especializadas públicas e privadas e do aumento de cursos do EAE nas escolas do ensino geral.

 

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MADEIRA

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Revista Portuguesa de Educação Musical

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Publicado

2025-01-09