“O índio Joãozinho” e a promoção da consciência fonológica?
Contributos da Teoria de Aprendizagem Musical para a seleção de repertório
DOI:
https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.40Palavras-chave:
Teoria de aprendizagem musical, Repertório musical, Pré-escolar, Consciência fonológica, Professor-compositorResumo
Alguns estudos têm demonstrado que a participação em aulas de música no pré-escolar tem influência no desenvolvimento da consciência fonológica (Degé et al., 2011; Vidal et al., 2020). A maioria das investigações apresenta um design longitudinal e verifica-se que a seleção de materiais e métodos varia amplamente. Este artigo analisa a seleção de repertório no âmbito de uma investigação neste campo de estudo e que incluiu uma intervenção 18 sessões realizadas em 2024, envolvendo 47 crianças dos 4 aos 6 anos de idade, residentes em S. Miguel, Açores. O programa desenhado incluiu 23 canções e 8 cantos rítmicos. Foram usadas todas as tonalidades (maior, menor, dórica, frígia, lídia, mixolídia, eólia, lócria) e métricas usuais e não usuais. A análise é orientada por critérios de planificação de aulas de música que valorizam a variedade métrica e tonal, canções com e sem palavras e a integração do movimento fluido e contínuo nas atividades — segundo os princípios da Teoria de Aprendizagem Musical (Gordon, 2015) —, destacando a sua relação intrínseca com a promoção da consciência fonológica. Discute-se ainda o papel do professor enquanto compositor de material musical para uso em sala de aula e a importância para o seu desenvolvimento musical e artístico.
Referências
Anvari, S. H., Trainor, L. J., Woodside, J., & Levy, B. A. (2002). Relations among musical skills, phonological processing, and early reading ability in preschool children. Journal of Experimental Child Psychology, 83(2), 111–130. https://doi.org/10.1016/S0022-0965(02)00124-8
Bolduc, J. (2009). Effects of a music programme on kindergartners’ phonological awareness skills. International Journal of Music Education, 27(1), 37–47. https://doi.org/10.1177/0255761408099063
Bolton, B. (2010). Musicianship (3rd ed.). Bestbael Music.
Bradley, L., & Bryant, P. E. (1983). Categorizing sounds and learning to read: A causal connection. Nature, 301(c), 419–421. https://doi.org/https://doi.org/10.1038/301419a0
Brandt, A., Gebrian, M., & Slevc, L. R. (2012). Music and early language acquisition. Frontiers in Psychology, 3(SEP), 1–17. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2012.00327
Castro, A., Alves, D., Correia, S., & Soares, C. (2014). AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA RESULTADOS DE UM ESTUDO PILOTO. In A. Fiéis, M. Lobo, & A. Madeira (Eds.), O UNIVERSAL E O PARTICULAR UMA VIDA A COMPARAR Homenagem a Maria Francisca Xavier (1a edição, pp. 96–102). Edições Colibri.
Degé, F., Kubicek, C., & Schwarzer, G. (2015). Associations between musical abilities and precursors of reading in preschool aged children. Frontiers in Psychology, 6(September). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01220
Degé, F., Schwarzer, G., Catts, H. W., Adlof, S. M., Hogan, T. P., & Weismer, S. E. (2011). The effect of a music program on phonological awareness in preschoolers. Frontiers in Psychology, 2(JUN), 1–7. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2011.00124
Eccles, R., van der Linde, J., le Roux, M., Holloway, J., MacCutcheon, D., Ljung, R., & Swanepoel, D. W. (2021). Effect of music instruction on phonological awareness and early literacy skills of five- to seven-year-old children. Early Child Development and Care, 191(12), 1896–1910. https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1803852
Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. In Lisboa: Ministério da Educação. Ministério da Educação: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:O+Conhecimento+da+L?ngua+:+Desenvolver+a+consci?ncia+fonol?gica#0
Gordon, E. (2015). Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar (V. Gaspar, Trad.) (4. a ed.). Fundação Calouste Gulbenkian. (texto original publicado em 2003).
Gordon, R. L., Shivers, C. M., Wieland, E. A., Kotz, S. A., Yoder, P. J., & Devin Mcauley, J. (2015). Musical rhythm discrimination explains individual differences in grammar skills in children. Developmental Science, 18(4), 635–644. https://doi.org/10.1111/desc.12230
Hallam, S. (2018). Can a rhythmic intervention support reading development in poor readers? Psychology of Music, 47(5), 722–735. https://doi.org/10.1177/0305735618771491
Herrera, L., Lorenzo, O., Defior, S., Fernandez-Smith, G., & Costa-Giomi, E. (2011). Effects of phonological and musical training on the reading readiness of native- and foreign-Spanish-speaking children. Psychology of Music, 39(1), 68–81. https://doi.org/10.1177/0305735610361995
INE. (2024). Taxa de abandono precoce de educação e formação (série 2021 - %) por local de residência (NUTS- 2024) e Sexo; Anual. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&contecto=pi&indOcorrCod=0012182&selTab=tab0
Lerdahl, F., & Jackendoff, R. (1983). An Overview of Hierarchical Structure in Music. Music Perception : An Interdisciplinary Journal, 1(2), 229–252.
Liberman, I. Y., Shankweiler, D., Fischer, F. W., & Carter, B. (1974). Explicit syllable and phoneme segmentation in the young child. In Journal of Experimental Child Psychology (Vol. 18, Issue 2, pp. 201–212). Elsevier Science. https://doi.org/10.1016/0022-0965(74)90101-5
Linnavalli, T., Putkinen, V., Lipsanen, J., Huotilainen, M., & Tervaniemi, M. (2018). Music playschool enhances children’s linguistic skills. Scientific Reports, 8(1), 1–10. https://doi.org/10.1038/s41598-018-27126-5
Malotti, A. P., & Vieira, M. H. (2022). Mapeamento da temática da música em contexto pré-escolar nas produções académicas dos cursos de pós-graduação em Portugal: relatórios de estágio e teses de mestrado e de doutoramento. Revista Portuguesa de Educação Musical, 148, 76–99.
Morais, J., Alegria, L., & Bertelson, P. (1979). Does Awareness of Speech as a Sequence of Phones Arise Spontaneously? Cognation, 7, 323–331.
Moreno, S., Friesen, D., & Bialystok, E. (2011). Effect of Music Training on Promoting Preliteracy Skills: Preliminary Causal Evidence. Music Perception, 29(2), 165–172. https://doi.org/10.1525/mp.2011.29.2.165
Moritz, C., Yampolsky, S., Papadelis, G., Thomson, J., & Wolf, M. (2013). Links between early rhythm skills, musical training, and phonological awareness. Reading and Writing, 26(5), 739–769. https://doi.org/10.1007/s11145-012-9389-0
Nettl, B. (2000). An Ethnomusicologist Contemplates Universals in Musical Sound and Musical Culture. In N. L. Wallin, B. Merker, & S. Brown (Eds.), The Origins of Music (pp. 463–472). MA: MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/5190.003.0032
Patel, A. D. (2011). Why would musical training benefit the neural encoding of speech? The OPERA hypothesis. Frontiers in Psychology, 2(JUN), 1–14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2011.00142
Patscheke, H., Degé, F., & Schwarzer, G. (2016). The effects of training in music and phonological skills on phonological awareness in 4- to 6-year-old children of immigrant families. Frontiers in Psychology. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01647
Patscheke, H., Degé, F., & Schwarzer, G. (2019). The effects of training in rhythm and pitch on phonological awareness in four- to six-year-old children. Psychology of Music, 47(3), 376–391. https://doi.org/10.1177/0305735618756763
Pereira, A. I., & Rodrigues, H. (2020). Singing in the Brain: When Melody and Words Come Together | Pereira | Revista Portuguesa de Musicologia. Revista Portuguesa de Musicologia, 7(2), 329–349. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/410/745
Pérez, M. (2017). Jugando con la música: bebés (2o Edición). Instituto Gordon de Educación Musical España (IGEME).
Pitt, J., Arculs, C., & Fox, S. (2017). Saltmusic - Speech and language therapy and music practice: Emerging findings from action research. MERYC17 European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, 20–24. https://www.researchgate.net/publication/318726198_Saltmusic_-_Speech_and_language_therapy_and_music_practice_Emerging_findings_from_action_research/related
Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, 2009 (2009). https://www.alra.pt/documentos/estatuto_pt.pdf
Reynolds, A. M., Valerio, W. H., Taggart, C. C., & Salvador, K. (2020). Music Play 2: the early childhood music engagement plans - Part B. GIA Publications Inc.
Rodrigues, H. (1998). Pequena Crónica sobre notas de rodapé na Educação Musical - Reflexões a propósito da teoria da aprendizagem musical. Boletim Da Associação Portuguesa de Educação Musical, 99, 15–25.
Rodrigues, H. (2005). A festa da música na iniciação à vida: Da musicalidade das primeiras interações humanas às canções de embalar. Revista Da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n. 17, 61–80.
Rodrigues, H., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (2016a). Manual para a Construção de Jardins Interiores - Colo da Terra. Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, H., & Rodrigues, P. M. (2014). Arte de ser professsor: o projeto musical e formativo grande bichofonia. Edições Colibri e Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade NOVA de Lisboa.
Rodrigues, H., Rodrigues, P. M., & Rodrigues, P. F. (2016b). Manual para a construção de jardins interiores- colos de música. Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, H., Rodrigues, P. M., & Rodrigues, P. F. (2016c). Manual para a construção de jardins Interiores - Colo dos Bichos. Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, P. F. (2012). Padrões rítmicos de locomoção de crianças com três, quatro e cinco anos em situação de dança com música gravada [Tese de Doutoramento, Universidade NOVA de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10362/8065
Sigmund, N. (2006). Growing up with music (3rd ed.).
Swanson, R. A., & Law, B. (1993). Whole-Part-Whole Learning Model. Performance Improvement Quarterly, 6(1), 43–53.
Valerio, W. H., Reynolds, A. M., Taggart, C. C., & Gordon, E. E. (1998). Music Play. GIA Publications.
Vidal, M. M., Lousada, M., & Vigário, M. (2020). Music effects on phonological awareness development in 3-year-old children. Applied Psycholinguistics, 41(2), 299–318. https://doi.org/10.1017/S0142716419000535
Wechsler, D. (2003). Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-escolar e Primária – Edição Revista (WPPSI-R): Manual [Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised (WPPSI-R): Portuguese Manual] (M. J. Seabra-Santos, M. R. Simões, A. Menezes Rocha, & C. Ferreira (eds.)). Cegoc.
Wilson, E. O. (2012). The social conquest of earth (1 st. ed.). Liveright Publishing Corporation.

Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Revista Portuguesa de Educação Musical

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
This work is licensed under Attribution-NonCommercial 4.0 International