“O índio Joãozinho” e a promoção da consciência fonológica?

Contributos da Teoria de Aprendizagem Musical para a seleção de repertório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.40

Palavras-chave:

Teoria de aprendizagem musical, Repertório musical, Pré-escolar, Consciência fonológica, Professor-compositor

Resumo

Alguns estudos têm demonstrado que a participação em aulas de música no pré-escolar tem influência no desenvolvimento da consciência fonológica (Degé et al., 2011; Vidal et al., 2020). A maioria das investigações apresenta um design longitudinal e verifica-se que a seleção de materiais e métodos varia amplamente. Este artigo analisa a seleção de repertório no âmbito de uma investigação neste campo de estudo e que incluiu uma intervenção 18 sessões realizadas em 2024, envolvendo 47 crianças dos 4 aos 6 anos de idade, residentes em S. Miguel, Açores. O programa desenhado incluiu 23 canções e 8 cantos rítmicos. Foram usadas todas as tonalidades (maior, menor, dórica, frígia, lídia, mixolídia, eólia, lócria) e métricas usuais e não usuais. A análise é orientada por critérios de planificação de aulas de música que valorizam a variedade métrica e tonal, canções com e sem palavras e a integração do movimento fluido e contínuo nas atividades — segundo os princípios da Teoria de Aprendizagem Musical (Gordon, 2015) —, destacando a sua relação intrínseca com a promoção da consciência fonológica. Discute-se ainda o papel do professor enquanto compositor de material musical para uso em sala de aula e a importância para o seu desenvolvimento musical e artístico.

Referências

Anvari, S. H., Trainor, L. J., Woodside, J., & Levy, B. A. (2002). Relations among musical skills, phonological processing, and early reading ability in preschool children. Journal of Experimental Child Psychology, 83(2), 111–130. https://doi.org/10.1016/S0022-0965(02)00124-8

Bolduc, J. (2009). Effects of a music programme on kindergartners’ phonological awareness skills. International Journal of Music Education, 27(1), 37–47. https://doi.org/10.1177/0255761408099063

Bolton, B. (2010). Musicianship (3rd ed.). Bestbael Music.

Bradley, L., & Bryant, P. E. (1983). Categorizing sounds and learning to read: A causal connection. Nature, 301(c), 419–421. https://doi.org/https://doi.org/10.1038/301419a0

Brandt, A., Gebrian, M., & Slevc, L. R. (2012). Music and early language acquisition. Frontiers in Psychology, 3(SEP), 1–17. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2012.00327

Castro, A., Alves, D., Correia, S., & Soares, C. (2014). AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA RESULTADOS DE UM ESTUDO PILOTO. In A. Fiéis, M. Lobo, & A. Madeira (Eds.), O UNIVERSAL E O PARTICULAR UMA VIDA A COMPARAR Homenagem a Maria Francisca Xavier (1a edição, pp. 96–102). Edições Colibri.

Degé, F., Kubicek, C., & Schwarzer, G. (2015). Associations between musical abilities and precursors of reading in preschool aged children. Frontiers in Psychology, 6(September). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01220

Degé, F., Schwarzer, G., Catts, H. W., Adlof, S. M., Hogan, T. P., & Weismer, S. E. (2011). The effect of a music program on phonological awareness in preschoolers. Frontiers in Psychology, 2(JUN), 1–7. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2011.00124

Eccles, R., van der Linde, J., le Roux, M., Holloway, J., MacCutcheon, D., Ljung, R., & Swanepoel, D. W. (2021). Effect of music instruction on phonological awareness and early literacy skills of five- to seven-year-old children. Early Child Development and Care, 191(12), 1896–1910. https://doi.org/10.1080/03004430.2020.1803852

Freitas, M. J., Alves, D., & Costa, T. (2007). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. In Lisboa: Ministério da Educação. Ministério da Educação: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:O+Conhecimento+da+L?ngua+:+Desenvolver+a+consci?ncia+fonol?gica#0

Gordon, E. (2015). Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar (V. Gaspar, Trad.) (4. a ed.). Fundação Calouste Gulbenkian. (texto original publicado em 2003).

Gordon, R. L., Shivers, C. M., Wieland, E. A., Kotz, S. A., Yoder, P. J., & Devin Mcauley, J. (2015). Musical rhythm discrimination explains individual differences in grammar skills in children. Developmental Science, 18(4), 635–644. https://doi.org/10.1111/desc.12230

Hallam, S. (2018). Can a rhythmic intervention support reading development in poor readers? Psychology of Music, 47(5), 722–735. https://doi.org/10.1177/0305735618771491

Herrera, L., Lorenzo, O., Defior, S., Fernandez-Smith, G., & Costa-Giomi, E. (2011). Effects of phonological and musical training on the reading readiness of native- and foreign-Spanish-speaking children. Psychology of Music, 39(1), 68–81. https://doi.org/10.1177/0305735610361995

INE. (2024). Taxa de abandono precoce de educação e formação (série 2021 - %) por local de residência (NUTS- 2024) e Sexo; Anual. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&contecto=pi&indOcorrCod=0012182&selTab=tab0

Lerdahl, F., & Jackendoff, R. (1983). An Overview of Hierarchical Structure in Music. Music Perception : An Interdisciplinary Journal, 1(2), 229–252.

Liberman, I. Y., Shankweiler, D., Fischer, F. W., & Carter, B. (1974). Explicit syllable and phoneme segmentation in the young child. In Journal of Experimental Child Psychology (Vol. 18, Issue 2, pp. 201–212). Elsevier Science. https://doi.org/10.1016/0022-0965(74)90101-5

Linnavalli, T., Putkinen, V., Lipsanen, J., Huotilainen, M., & Tervaniemi, M. (2018). Music playschool enhances children’s linguistic skills. Scientific Reports, 8(1), 1–10. https://doi.org/10.1038/s41598-018-27126-5

Malotti, A. P., & Vieira, M. H. (2022). Mapeamento da temática da música em contexto pré-escolar nas produções académicas dos cursos de pós-graduação em Portugal: relatórios de estágio e teses de mestrado e de doutoramento. Revista Portuguesa de Educação Musical, 148, 76–99.

Morais, J., Alegria, L., & Bertelson, P. (1979). Does Awareness of Speech as a Sequence of Phones Arise Spontaneously? Cognation, 7, 323–331.

Moreno, S., Friesen, D., & Bialystok, E. (2011). Effect of Music Training on Promoting Preliteracy Skills: Preliminary Causal Evidence. Music Perception, 29(2), 165–172. https://doi.org/10.1525/mp.2011.29.2.165

Moritz, C., Yampolsky, S., Papadelis, G., Thomson, J., & Wolf, M. (2013). Links between early rhythm skills, musical training, and phonological awareness. Reading and Writing, 26(5), 739–769. https://doi.org/10.1007/s11145-012-9389-0

Nettl, B. (2000). An Ethnomusicologist Contemplates Universals in Musical Sound and Musical Culture. In N. L. Wallin, B. Merker, & S. Brown (Eds.), The Origins of Music (pp. 463–472). MA: MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/5190.003.0032

Patel, A. D. (2011). Why would musical training benefit the neural encoding of speech? The OPERA hypothesis. Frontiers in Psychology, 2(JUN), 1–14. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2011.00142

Patscheke, H., Degé, F., & Schwarzer, G. (2016). The effects of training in music and phonological skills on phonological awareness in 4- to 6-year-old children of immigrant families. Frontiers in Psychology. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01647

Patscheke, H., Degé, F., & Schwarzer, G. (2019). The effects of training in rhythm and pitch on phonological awareness in four- to six-year-old children. Psychology of Music, 47(3), 376–391. https://doi.org/10.1177/0305735618756763

Pereira, A. I., & Rodrigues, H. (2020). Singing in the Brain: When Melody and Words Come Together | Pereira | Revista Portuguesa de Musicologia. Revista Portuguesa de Musicologia, 7(2), 329–349. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/410/745

Pérez, M. (2017). Jugando con la música: bebés (2o Edición). Instituto Gordon de Educación Musical España (IGEME).

Pitt, J., Arculs, C., & Fox, S. (2017). Saltmusic - Speech and language therapy and music practice: Emerging findings from action research. MERYC17 European Network of Music Educators and Researchers of Young Children, 20–24. https://www.researchgate.net/publication/318726198_Saltmusic_-_Speech_and_language_therapy_and_music_practice_Emerging_findings_from_action_research/related

Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, 2009 (2009). https://www.alra.pt/documentos/estatuto_pt.pdf

Reynolds, A. M., Valerio, W. H., Taggart, C. C., & Salvador, K. (2020). Music Play 2: the early childhood music engagement plans - Part B. GIA Publications Inc.

Rodrigues, H. (1998). Pequena Crónica sobre notas de rodapé na Educação Musical - Reflexões a propósito da teoria da aprendizagem musical. Boletim Da Associação Portuguesa de Educação Musical, 99, 15–25.

Rodrigues, H. (2005). A festa da música na iniciação à vida: Da musicalidade das primeiras interações humanas às canções de embalar. Revista Da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n. 17, 61–80.

Rodrigues, H., Rodrigues, P. F., & Rodrigues, P. M. (2016a). Manual para a Construção de Jardins Interiores - Colo da Terra. Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, H., & Rodrigues, P. M. (2014). Arte de ser professsor: o projeto musical e formativo grande bichofonia. Edições Colibri e Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade NOVA de Lisboa.

Rodrigues, H., Rodrigues, P. M., & Rodrigues, P. F. (2016b). Manual para a construção de jardins interiores- colos de música. Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, H., Rodrigues, P. M., & Rodrigues, P. F. (2016c). Manual para a construção de jardins Interiores - Colo dos Bichos. Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, P. F. (2012). Padrões rítmicos de locomoção de crianças com três, quatro e cinco anos em situação de dança com música gravada [Tese de Doutoramento, Universidade NOVA de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10362/8065

Sigmund, N. (2006). Growing up with music (3rd ed.).

Swanson, R. A., & Law, B. (1993). Whole-Part-Whole Learning Model. Performance Improvement Quarterly, 6(1), 43–53.

Valerio, W. H., Reynolds, A. M., Taggart, C. C., & Gordon, E. E. (1998). Music Play. GIA Publications.

Vidal, M. M., Lousada, M., & Vigário, M. (2020). Music effects on phonological awareness development in 3-year-old children. Applied Psycholinguistics, 41(2), 299–318. https://doi.org/10.1017/S0142716419000535

Wechsler, D. (2003). Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-escolar e Primária – Edição Revista (WPPSI-R): Manual [Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence – Revised (WPPSI-R): Portuguese Manual] (M. J. Seabra-Santos, M. R. Simões, A. Menezes Rocha, & C. Ferreira (eds.)). Cegoc.

Wilson, E. O. (2012). The social conquest of earth (1 st. ed.). Liveright Publishing Corporation.

Revista Portuguesa de Educação Musical

Downloads

Publicado

2025-01-09