Edições Anteriores

  • Revista Portuguesa de Educação Musical
    Vol. 1 N.º 149 (2023)

    É com grande satisfação que apresentamos mais um número da Revista Portuguesa de Educação Musical: o n.º 149 de 2023[1]. Este volume marca efetivamente o importante passo da total passagem do fluxo de submissão de propostas de artigos e revisão por pares para a plataforma digital OPS (Open Journal Systems), simplificando assim todo o trabalho de contacto entre autores, revisores e editor. Deste modo, o número 149 da RPEM está já totalmente organizado e editado através da plataforma da revista na OJS e publicado em livre acesso para todos os interessados em trabalhos de investigação na grande área do ensino e aprendizagem de música. Numa perspetiva de maior valorização dos trabalhos publicados na RPEM, muito em breve teremos a revista indexada às mais importantes bases de dados internacionais. Continuaremos ainda o processo da disponibilização online de todos os anteriores volumes da já longa história da Revista Portuguesa de Educação Musical.

    E em final do ano de 2023 desejo-vos boas leituras, com muitas aprendizagens e partilhas, com tudo isto no contexto de excelentes sons.

    Diretor da RPEM

    Eduardo Lopes

    [1] Os autores de cada artigo são responsáveis na íntegra pelo seu conteúdo, bem como por quaisquer direitos de autor ou conexos devidos pela reprodução de figuras, imagens ou outros materiais usados.

  • Revista Portuguesa de Educação Musical
    Vol. 1 N.º 150 (2024)

    Quando este momento chega, nunca me canso de sentir, bem como referir, a grande satisfação em ter mais um número publicado da Revista Portuguesa de Educação Musical: o número 150 de 2024[1]. Como referi recentemente (Lopes, 2023: 13), “...ao longo dos cerca de 5.000 anos da chamada cultura Ocidental, tendemos a organizar o binómio teoria/prática com uma direcionalidade de teoria para a prática - i.e. em que a prática reproduz leis preexistentes. Apresentado de outro modo, por vezes poder-se-á até pensar que se ‘inventa uma teoria e colocam-se essas ideias em prática’; ou mesmo ainda, e numa perspetiva mais redutora, uns que ‘pensam’ e outros que ‘fazem’”. Na contemporaneidade, tendemos a assumir uma progressista e necessária multidireccionalidade na educação (musical) no que concerne ao conhecimento teórico e prático – em que a prática e a observação também informam a teoria. Deste modo, o número 150 da RPEM agrega particularmente um conjunto de artigos que fazem excelentes interfaces entre o saber teórico-prático e prático-teórico. Com inspiração na temática do XVIII Encontro da APEM “A Arte de Selecionar Repertório”, os autores incluídos neste número encontraram ‘nas músicas’ o melhor contexto para abordar teoria e prática como um todo e indissociável par.

    Diretor da RPEM

    Eduardo Lopes

    [1] Os autores de cada artigo são responsáveis na íntegra pelo seu conteúdo, bem como por quaisquer direitos de autor ou conexos devidos pela reprodução de figuras, imagens ou outros materiais usados.