Vol. 1 N.º 150 (2024): Revista Portuguesa de Educação Musical

Quando este momento chega, nunca me canso de sentir, bem como referir, a grande satisfação em ter mais um número publicado da Revista Portuguesa de Educação Musical: o número 150 de 2024[1]. Como referi recentemente (Lopes, 2023: 13), “...ao longo dos cerca de 5.000 anos da chamada cultura Ocidental, tendemos a organizar o binómio teoria/prática com uma direcionalidade de teoria para a prática - i.e. em que a prática reproduz leis preexistentes. Apresentado de outro modo, por vezes poder-se-á até pensar que se ‘inventa uma teoria e colocam-se essas ideias em prática’; ou mesmo ainda, e numa perspetiva mais redutora, uns que ‘pensam’ e outros que ‘fazem’”. Na contemporaneidade, tendemos a assumir uma progressista e necessária multidireccionalidade na educação (musical) no que concerne ao conhecimento teórico e prático – em que a prática e a observação também informam a teoria. Deste modo, o número 150 da RPEM agrega particularmente um conjunto de artigos que fazem excelentes interfaces entre o saber teórico-prático e prático-teórico. Com inspiração na temática do XVIII Encontro da APEM “A Arte de Selecionar Repertório”, os autores incluídos neste número encontraram ‘nas músicas’ o melhor contexto para abordar teoria e prática como um todo e indissociável par.
Diretor da RPEM
Eduardo Lopes
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