Com Música no Bolso: como os dispositivos móveis podem potenciar a aprendizagem musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25659/rpem.v1i149.19

Palavras-chave:

Aplicações, Móveis, Ensino, Aprendizagem, Música

Resumo

O presente artigo aborda a forma como músicos, compositores, intérpretes e professores têm tirado partido de computadores e como, gradualmente, esses dispositivos têm vindo a reduzir tamanho e a expandir potencial, a ponto de poderem ser transportados num bolso. Embora os alunos contemporâneos sejam inerentemente proficientes no que respeita ao uso da tecnologia digital, nem sempre conseguem explorar plenamente o potencial dos dispositivos móveis para aprimorar a sua educação musical. Portanto, é imperativo que o professor de música do século XXI esteja apto a realizar uma curadoria digital, dominando os diversos recursos tecnológicos disponíveis a fim de fornecer orientações tecnológicas adequadas às necessidades específicas de cada aluno. Nesse sentido, após uma introdução inicial, este artigo elenca várias aplicações móveis que podem auxiliar no controlo dos diversos aspetos da performance musical, na gestão da prática, no desenvolvimento de competências de leitura musical, no aprimoramento da perceção auditiva e na sensibilidade rítmica entre outros aspetos relevantes. Por último, são formuladas algumas considerações acerca da gestão global desse processo e dos cuidados a serem observados no que concerne à utilização da tecnologia por parte das gerações mais jovens.

Biografia Autor

Ricardo Matosinhos, CESEM

Ricardo Matosinhos nasceu em 1982, foi aluno da classe de Trompa de Ivan Kučera, na ESPROARTE (1994-2000) e Bohdan Šebestik na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em 2004.
A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos, cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição.
Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”.
 Em 2021 apresentou na Universidade de Évora a sua tese de doutoramento "Definição e análise dos elementos idiomáticos presentes numa seleção de obras escritas por trompistas". Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no Estrangeiro.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004.
Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior.
Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras.
Ministrou diversos Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal, Brasil, Chéquia, Estónia, Letónia e Estados Unidos.
No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais, incluindo um musical baseado num livro infantil da sua autoria. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais.
Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto).
É membro da International Horn Society, da Sociedade Portuguesa de Autores e da GDA.

Referências

American Academy of Pediatrics. (2016). Media Use in School-Aged Children and Adolescents. Pediatrics, 138(5).

Bartle, B. K. (1987). Computer Software in Music and Music Education: a guide. The Scarecrow Press Inc.

Berkovitz, J. (2017). A software creator’s perspective. In R. M. Alex Ruthmann (Ed.), The Oxford Handbook of Technology and Music Education. Oxford University Press.

Brown, A. R. (2007). Computers in Music Education: Amplifying Musicality. Routledge.

Burton, G., R. Greher, & Suzanne L. (2021). Creative Music Making at Your Fingertips: A Mobile Technology Guide for Music Educators ((Edição de). Oxford University Press.

Dominic Pisano. (2021). Advocating for Mobile Music Technology. In Creative Music Making at Your Fingertips (Kindle). Oxford University Press.

Finney, J., & Burnard, P. (2007). Music Education with Digital Technology. Continuum International Publishing Group.

Klass, P. (2019, November 9). Screen Use Tied to Children’s Brain Development. The New York Times. https://www.nytimes.com/2019/11/04/well/family/screen- use-tied-to-childrens-brain-development.html

Mobile operating systems’ market share worldwide from 1st quarter 2009 to 4th quarter 2022. (2023). Statista. https://www.statista.com/statistics/272698/global-market-share-held-by- mobile-operating-systems-since-2009/

Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, 9(5). The fallacy of the ‘digital native.’ (n.d.). ICDL Europe, the Digital Skills Standard. U.S. Inflation Calculator. (2022). https://www.usinflationcalculator.com

Downloads

Publicado

2024-01-09 — Atualizado em 2024-01-23