Com Música no Bolso: como os dispositivos móveis podem potenciar a aprendizagem musical
DOI:
https://doi.org/10.25659/rpem.v1i149.19Palavras-chave:
Aplicações, Móveis, Ensino, Aprendizagem, MúsicaResumo
O presente artigo aborda a forma como músicos, compositores, intérpretes e professores têm tirado partido de computadores e como, gradualmente, esses dispositivos têm vindo a reduzir tamanho e a expandir potencial, a ponto de poderem ser transportados num bolso. Embora os alunos contemporâneos sejam inerentemente proficientes no que respeita ao uso da tecnologia digital, nem sempre conseguem explorar plenamente o potencial dos dispositivos móveis para aprimorar a sua educação musical. Portanto, é imperativo que o professor de música do século XXI esteja apto a realizar uma curadoria digital, dominando os diversos recursos tecnológicos disponíveis a fim de fornecer orientações tecnológicas adequadas às necessidades específicas de cada aluno. Nesse sentido, após uma introdução inicial, este artigo elenca várias aplicações móveis que podem auxiliar no controlo dos diversos aspetos da performance musical, na gestão da prática, no desenvolvimento de competências de leitura musical, no aprimoramento da perceção auditiva e na sensibilidade rítmica entre outros aspetos relevantes. Por último, são formuladas algumas considerações acerca da gestão global desse processo e dos cuidados a serem observados no que concerne à utilização da tecnologia por parte das gerações mais jovens.
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