Works for childhood by Eurico Thomaz de Lima (1908-1989): an excellence repertoire for musical learning. The example of Chula do Douro (1948)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.33

Keywords:

childhood repertoire; pedagogy; enjoyment; musical practice

Abstract

Eurico Thomaz de Lima (1908-1989), a relevant figure in the landscape of Portugal’s 20th century music history, was a pianist, composer and pedagogue. His works dedicated to children have an undeniable aesthetic and pedagogical value. This article discusses musical enjoyment and practice in music theory classes, starting from his childhood repertoire, particularly Chula do Douro (1948) for four-handed piano, published in 2002 by Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) in the supplement of Revista de Educação Musical, no. 113-114. The didactic project proposes (.) an understanding of the musical work and its historical, social and cultural context; (.) an interdisciplinary learning culture; (.) student-centered teaching; (.) an understanding of a structure, a style, and a musical code (.) and the development of performance skills.

Author Biographies

Inês Tavares, Universidade do Minho - CEHUM

Inês Tavares concluiu em 2020 concluiu a Licenciatura em Música, especialização em Ciências Musicais, com o Projeto de Musicologia "Práticas de sociabilidade nos finais do século XIX e princípios do século XX: a música nos cafés da praia na Póvoa de Varzim". Em 2023 terminou o Mestrado em Ensino de Música (Ciências Musicais), com a defesa da dissertação "A Audição Musical como estratégia didática nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical no Ensino Especializado de Música. O seu percurso académico tem sido marcado pela participação ativa em conferências, quer na apresentação de comunicações, quer nas comissões organizadoras de jornadas pedagógicas. Atualmente é doutoranda em Ciências da Cultura na Universidade do Minho, sob orientação da Professora Doutora Elisa Lessa. A sua tese debruça-se sobre o conjunto epistolográfico do compositor Eurico Thomaz de Lima (1908-1989).

Elisa Lessa, Universidade do Minho

Elisa Lessa é Professora Associada na Universidade do Minho. É autora de inúmeras publicações nos campos da Musicologia Histórica e Ensino Musical.  De 2004 a 2007 foi diretora da Revista de Educação Musical e Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). Atualmente é coordenadora do Grupo de Investigação Em Estudos Artísticos (GiArtes) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e investigadora responsável do projeto Percursos do músico- intelectual na primeira metade do século XX em Portugal. Os Thomaz de Lima.

References

Alves, S. (2016). A Música Tradicional Portuguesa na Formação Musical: vantagens e desvantagens de um repertório esquecido. [Relatório de Estágio]. Instituto Politécnico do Porto. http://hdl.handle.net/10400.22/9135

Branco, J. de F. (2005). História da Música Portuguesa (4.ª ed.). Publicações Europa-América.

Carneiro, H. (2022). A génese e a identidade da disciplina de Formação Musical nas escolas públicas portuguesas de ensino especializado da música. [Tese de Doutoramento].

Cascudo, T. (2000). A década da invenção de Portugal na música erudita (1890-1899). Revista Portuguesa de Musicologia, (10), 181-226.

Castelo-Branco, S. & Cidra, R. (2010). Folclore. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 875-878). Círculo de Leitores.

Castelo-Branco, S. & Pestana, M. (2010). Folclore. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 507-508). Círculo de Leitores.

Castelo-Branco, S. (2010). Música Tradicional. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 887-895). Círculo de Leitores.

Castro, P. F. (2023). Patriotic, Nationalist, or Republican? The Portuguese National Antehm. In M. Machin-Autenrieth et al. (Ed.), Music and the Making of Portugal and Spain: Nationalism and Identity Politics in the Iberian Peninsula. University of Illinois Press.

Costa, S. (2001). Vianna da Motta: Piano Music [CD Áudio]. Sequeira Costa [piano]. Marco-Polo.

Dantas, V. (2020). Poetic Scenes: Works for Piano [CD Áudio]. Vasco Dantas [piano]. Ars Produktion.

Ferreira, M. P. (2005). Dez Compositores Portugueses. Publicações Dom Quixote.

Gonçalves, C. & Lessa, E. (2002). Chula do Douro – Eurico Thomaz de Lima. Revista de Educação Musical, (113-114) [Separata].

Gonçalves, C. (2005). Obras para a Infância de Eurico Thomaz de Lima: Os Duetos para Piano. [Dissertação de Mestrado]. Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/5636

Lessa, E. (2012). Música e expressão ideológica: A obra Buchenwald para solo de Eurico Tomás de Lima (1908-1989). In M. do R. Santos & E. Lessa (Eds.), Música Discurso Poder (pp. 57-66). Edições Humus/CEHUM.

_______ (2022). Texto para Booklet. Eurico Thomaz de Lima: Duetos – Gradual [CD Áudio]. Luís Pipa [piano]. Tradisom.

_______ (2024, 23 de março). Não há solução porque não há problema. Performance na aula de Formação Musical? [Comunicação]. II Jornadas de Formação Musical, Universidade do Minho, Braga.

Lourenço, S. (2016). Portuguese Piano Music [CD Áudio]. Sofia Lourenço [piano]. Naxos.

Moura, A. (2010). CHULA. In S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (pp. 286-287). Círculo de Leitores.

Paynter, J. & Aston, P. (1970). Sound and Silence: Classroom Projects in Creative Music. Cambridge University Press.

Pinto, R. M. (2023). Seis quadros de uma Madeira cosmopolita e rural: a Ilha do Paraíso de Eurico Thomaz de Lima. Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos, 37 (1), 3-27. https://doi.org/10.21814/diacritica.37.1

Pipa, L. (2022). Eurico Thomaz de Lima: Duetos – Gradual [CD Áudio]. Luís Pipa [piano]. Tradisom.

Royal Liverpool Philharmonic Orchestra (2015). Vianna da Motta: À Pátria – Sinfonia [CD Áudio]. Frederico de Freitas [arranjo]. NAXOS.

Trindade, M. H. (1998). José Vianna da Motta: 50 Anos depois da sua morte 1948-1998. Instituto Português de Museus, Museu da Música.

Wuytack, J. (1985). Curso Intensivo de Pedagogia Musical – 1.º Grau. Escola Superior de Educação do Porto.

Fontes Documentais:

“Entrevistando Eurico Thomaz de Lima” (1947, 3 de fevereiro). Diário do Minho.

Coelho, E. C. (1971, 10 de julho). Campos Coelho apresenta os seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.

Coelho, E. C. (1971, 4 de maio). [Carta para Eurico Thomaz de Lima]. Espólio de Eurico Thomaz de Lima, Universidade do Minho.

Coelho, E. C. (1973, 14 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.

Coelho, E. C. (1976, 3 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.

Coelho, E. C. (1981, 8 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.

Coelho, E. C. (1983, 6 de julho). Obras a solo e a 2 pianos executadas por Campos Coelho e seus Discípulos [Programa-convite]. Conservatório Nacional.

Lima, E. T. de (1948). Chula do Douro para piano a 4 mãos [Manuscrito musical autógrafo]. Espólio de Eurico Thomaz de Lima, Universidade do Minho.

Pinto, A. (1932, 5 de novembro). Música: Eurico Thomaz de Lima. Jornal do Comércio e das Colónias.

Salão de Festas do Teatro Jordão. (1948, 7 de junho). Audição das Discípulas de Eurico Thomaz de Lima [Programa-convite]. Guimarães, Portugal.

Revista Portuguesa de Educação Musical

Published

2025-01-09

How to Cite

Tavares, I., & Lessa, E. (2025). Works for childhood by Eurico Thomaz de Lima (1908-1989): an excellence repertoire for musical learning. The example of Chula do Douro (1948). Portuguese Journal of Music Education, 150, 15. https://doi.org/10.25659/rpem.v1i150.33