Sobre a Revista
História, âmbito e objetivos
Fundada em 1972, com o título Boletim Informativo da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) e, mais tarde, Boletim da APEM (n.º 1 ao n.º 28 e n.º 29 ao n.º 102, respetivamente), esta revista foi publicada trimestralmente desde a sua fundação até 1999. Ainda neste ano, com a publicação do n.º 103 de outubro/dezembro, a designação alterou-se para Educação Musical – Revista, passando a ser conhecida como a Revista de Educação Musical da APEM. A partir de 2002, a revista passou a ter periodicidade anual (ISSN: 1646-6306). Foi em 2016 que a revista adotou o nome atual — Revista Portuguesa de Educação Musical. Sendo publicada pela Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), a Revista sempre procurou ser uma publicação nacional de referência na área, contando com uma diversidade de contribuições de autores nacionais e internacionais.
Desde o início, a missão da publicação é servir como veículo de formação, informação, diálogo e reflexão para todos os que trabalham ou se interessam pelos vastos mundos da Educação Musical. Assim, o seu público-alvo são os estudantes, profissionais, investigadores e académicos da área da educação musical e interseção com outras áreas, que operam em diferentes contextos educativos — âmbito formal do ensino generalista e especializado, situações informais e não formais de ensino e aprendizagem —, abrangendo todas as faixas etárias e níveis de ensino.
Em 2016, a direção da APEM decidiu reformular e atualizar a edição da sua revista em diversos aspetos na sequência do desenvolvimento e expansão de edições anteriores e dos desenvolvimentos que os estudos e investigações académicas em Portugal têm tido na área da música. A revista publica artigos científicos de natureza teórica ou empírica, reflexões sobre boas práticas e recensões de livros. Desde 2016, adotou uma política de revisão cega por pares dos artigos científicos.
Assumindo a nova designação de Revista Portuguesa de Educação Musical, esta publicação pretende continuar a ser um marco distintivo no panorama da música e da educação do nosso país. Tem como objetivos: (1) Promover a formação, informação, diálogo e reflexão entre todos os que trabalham ou se interessam pelos diversos domínios da Educação Musical; (2) Estimular a produção e divulgação de conhecimento científico e pedagógico na área da Educação Musical e interseção com outras áreas; (3) Fomentar a partilha de práticas inovadoras e significativas nos contextos específicos da educação musical; (4) Assegurar a qualidade científica dos artigos publicados, através de um processo de revisão cega por pares, alinhado com os padrões internacionais; (5) Disponibilizar os conteúdos publicados em acesso aberto, promovendo a democratização do conhecimento e a sua ampla disseminação.
Periodicidade
A Revista Portuguesa de Educação Musical publica anualmente uma edição e aceita submissões escritas em Português, Inglês e Espanhol. Sem obrigatoriedade ou periodicidade definida, poderá ainda publicar números temáticos, cujos temas são definido pela Direção e Comissão Editorial da Revista.
Chamada de artigos
A chamada de artigos está aberta em permanência. A divulgação é feita de modo permanente no sítio da APEM.
Processo de revisão por pares
Os manuscritos submetidos são sujeitos a uma análise preliminar por parte da Diretor/a e Diretores Adjuntos, assegurando: (1) a adequação ao âmbito da Revista Portuguesa de Educação Musical; (2) a relevância para o campo da Educação Musical; (3) o respeito pelas políticas editoriais e cumprimento das regras de submissão; e (4) a não existência de práticas de plágio.
Após observância do cumprimento destes princípios, os manuscritos são avaliados em regime de duplo anonimato (por pares duplo-cego) por 2 ou mais revisores doutorados, que podem ser membros da Comissão Editorial ou avaliadores selecionados ad hoc (nacionais e internacionais). Em caso de pareceres contraditórios, poderá ser solicitada uma avaliação adicional. Os critérios de avaliação são os seguintes: i) originalidade do trabalho; ii) relevância para a área; iii) coerência e consistência da argumentação; iv) clareza e estrutura da organização; v) mérito global; vi) coerência entre título, resumo e o conteúdo do artigo; vii) revisão de literatura com referências adequadas, relevantes e atuais; viii) em artigos empíricos, formulação clara do design da investigação, dos objetivos e descrição adequada da metodologia; ix) em artigos empíricos, a qualidade e clareza de apresentação dos resultados; x) em artigos empíricos, conclusões devidamente suportadas pelos resultados; xi) linguagem académica, clara, sem jargão excessivo; xii) correção linguística.
A decisão final sobre a publicação do artigo será da responsabilidade da Direção da revista. Pretende-se que o processo de avaliação e publicação não ultrapasse os 5 meses. As datas de submissão, aceitação e publicação de cada manuscrito são indicadas em cada artigo publicado.
O processo editorial está descrito no Fluxograma seguinte.
Política de acesso aberto
A Revista Portuguesa de Educação Musical oferece acesso livre imediato a todo o conteúdo, com base no princípio de que o acesso gratuito ao conhecimento científico promove uma maior democratização do saber. O conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o utilizador, que poderá utilizá-lo para quaisquer fins lícitos, sem autorização prévia do(s) autor(es), de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative [BOAI].
Os artigos publicados nesta revista estão licenciados sob CC BY 4.0.
Política de Antiplágio
A equipa editoria da Revista Portuguesa de Educação Musical usa o sistema Turnitin para deteção de plágio antes dos manuscritos serem enviados aos pares para avaliação. Os autores devem assegurar a originalidade dos seus artigos, mencionando e citando adequadamente todas as informações provenientes de outras fontes ou publicações. Em caso de fraude, a Revista adota os Princípios previstos na sua Declaração de Ética e Boas Práticas, que seguem as recomendações do Committee on Publication Ethics [COPE].
Taxas para submissão e publicação de textos
A Revista Portuguesa de Educação Musical adota uma política de acesso livre e não cobra taxas pelos artigos publicados nem pela sua revisão, distribuição ou download.
Arquivo
A Revista Portuguesa de Educação Musical é preservada digitalmente pela OJS/PKP Preservation Network (PKP PN).
ISSN
ISSN (Online): 2976-0178
A Revista Portuguesa de Educação Musical não inclui qualquer tipo de publicidade de entidades externas à Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). A política de publicidade quase nula tem como exceção a promoção das chamadas para submissão de propostas de comunicações para o Encontro Nacional da APEM, realizado anualmente, sem conflito de interesses entre a publicidade e os conteúdos publicados pela revista.